Mar
23
Sáb
Passeio Fotográfico – Cascatas de Vila de Rei @ Vila de Rei
Mar 23@9:00_13:30
Passeio Fotográfico - Cascatas de Vila de Rei @ Vila de Rei

Em virtude da grande adesão em edições anteriores do Percurso Fotográfico pelas Cascatas de Vila de Rei” a ZêzereTrek propõe uma nova edição desta actividade, num percurso percurso especialmente planificado para o efeito, tendo por base o conhecido “PR1 – Trilho das Cascatas” para que os fãs da fotografia possam dar uso à sua técnica sem pressas ou quaisquer percalços. Contudo o percurso está aberto também ao público em geral, que tenha o gosto pela Natureza.

Programa:
9H00 – Concentração junto ao Mercado Municipal de Vila de Rei (GPS: Latitude: 39°40’31.05″N; Longitude: 8° 8’48.45″W
9H15 – Início do passeio fotográfico, com paragem nos vários pontos de interesse;
13H00 – Almoço em Vila de Rei;

Esta actividade inclui passeio pedestre, seguros, acompanhamento com Guia e almoço.

Abr
13
Sáb
Serra da Estrela – O Berço do Zêzere (Edição de Primavera) @ Parque Natural da Serra da Estrela
Abr 13@9:00_Abr 14@13:00
Serra da Estrela - O Berço do Zêzere (Edição de Primavera) @ Parque Natural da Serra da Estrela

Sendo a Serra da Estrela o berço do Rio Zêzere, a ZêzereTrek não podia deixar de o levar a esta região, onde o rio e o território envolvente têm muito para mostrar.
Propomos um fim-de-semana recheado, onde vamos dar a conhecer duas perspectivas diferentes de Manteigas: a visão do Planalto Central, com a sua flora e geologia particulares e o Vale de Beijames, vale magnífico, dos mais interessantes da Serra da Estrela, caracterizado na sua parte superior por uma zona planáltica acompanhada por vertentes suaves que se alongam entre os marcos geodésicos dos Poios Brancos e Curral do Vento.
Os percursos propostos são uma combinação concebida pela ZêzereTrek, tendo por base trilhos pré-existentes, mas seleccionados de forma a proporcionar-lhe uma experiência original onde poderá desfrutar das características mais marcantes da Serra da Estrela.
As actividades serão sempre acompanhadas por Guias com formação em Ciências Naturais e Montanhismo, que lhe desvendarão as curiosidades da flora e fauna que vai encontrando ao longo do percurso.

Sábado (13/04/2018) – Pelo Vale de Beijames

O Vale de Beijames tem o nome do rio que o percorre – o Beijames, afluente do rio Zêzere que nasce na zona dos Poios Brancos, a 1431 metros de altitude e desagua no Zêzere. É um dos mais interessantes vales da Serra da Estrela, caracterizado na sua parte superior por uma zona planáltica, acompanhada por vertentes suaves que se alongam entre os marcos geodésicos dos Poios Brancos e o Curral do Vento. A maior altitude, ainda se assiste a uma agricultura típica desta zona de montanha, bem como a pastorícia que caracteriza o cenário natural desta região.

Programa:
9H00 – Início da Actividade. Ponto de Encontro: Largo de Santo António, na localidade de Verdelhos (Coordenadas GPS: Latitude 40°22’31.83″N; Longitude 7°28’11.59″W:)
16H00 – Final da Actividade.

Domingo (14/04/2018) – Rota da Lagoa do Cântaro

Para este dia percorreremos uma rota marcada pela ZêzereTrek e autorizada pelo ICNF, num dos locais mais emblemáticos do Maciço Central. Trata-se de um percurso técnico, com um grau de dificuldade médio/alto, mas que contará com o apoio dos Guias da empresa.
Vai ficar certamente deslumbrado por este cenário natural, pois na paisagem surgem recortes por entre a vegetação, originados pelo pastoreio, que convive harmoniosamente com variadas espécies de fauna e flora. Devido à sua elevada altitude, o Maciço Central constituiu um local único no país, contribuindo para a existência de espécies raras e ancestrais.
Terá ainda a oportunidade de conhecer vários ambientes aquáticos, formados pela conjugação de elevados níveis de precipitação com particularidades da topografia do terreno, e que constituem elementos de grande interesse biológico.

Programa:
9H00 – Início da Actividade. Ponto de Encontro: Covão d’A Metade (Coordenadas GPS: Latitude 40°19’40.95″N; Longitude 7°35’13.51″W:)
13H00 – Final da Actividade.

Em qualquer uma destas actividades, recomendamos roupa e calçado adequado para a época do ano, bem como um reforço alimentar, apesar da ZêzereTrek disponibilizar um lanche aos Participantes.

Se optar pela realização de apenas uma actividade, o valor é de 12,00 euros.

Qualquer das opções inclui acompanhamento com Guias especializados, seguros e lanche a meio dos percursos.

Abr
27
Sáb
Curso de Iniciação à Sobrevivência em Meio Natural @ Vila de Rei
Abr 27@9:00_Abr 28@16:00
Curso de Iniciação à Sobrevivência em Meio Natural @ Vila de Rei

Dando início oficial à Escola de Sobrevivência para o ano 2019, a ZêzereTrek, em parceria com a Legioinvictus, vai realizar uma nova formação nos dias 27 e 28 de Abril, bem no Centro de Portugal.
Aproveitando os conhecimentos da nossa empresa e a larga experiência do Formador, Ex-Legionário com um vasto currículo nesta área, vamos habilitar os Formandos, principalmente os entusiastas das atividades Outdoor, com conhecimentos que consideramos úteis nas situações menos expectáveis. Pretendemos igualmente incutir nos participantes que a Natureza está disposta a dar uma ajuda nos momentos mais complicados, ao contrário do que a maioria pode pensar.
A formação está dividida em dois dias, sempre realizada ao ar livre e com o seguinte conteúdo programático:

PROGRAMA
 Prioridades de sobrevivência;
 Princípios de sobrevivência;
 Regras de 3;
 Faca de mato (tipo de faca, regras de segurança e utilização);
 Orientação diurna e nocturna (sem mapa e bússola);
 Construção de abrigos;
 Fogo (diferentes formas de obtenção);
 Água (encontrar, recolher, purificar);
 Alimentos (animais e plantas comestíveis);
 Nós.

Apesar de disponibilizarmos algum material no decurso do curso, aconselhamos os Participantes a trazerem consigo os seguintes equipamentos:

Equipamento a trazer pelos participantes
 Lâmpada frontal e/ou manual;
 Gamela de campismo;
 Esteira de campismo;
 Saco cama (temperatura 0º C);
 Saco de lixo (com capacidade mínima de 50 litros)
 2 garrafa de água;
 Faca de mato (com pelo menos 8 cm de lâmina);
 “Firesteel”;
 Paracorda – 20m;
 Impermeável – casaco e calças;
 Luvas;
 Gorro/boné;
 Cachecol;
 Caderno de apontamentos + lápis/caneta;
 Manta de sobrevivência;
 Kit farmácia + medicação pessoal;
 Bolsa de higiene;
 Toalha;
 Muda de roupa completa;
 Segundo par de botas de caminhada.

O valor da inscrição inclui seguros, alimentação,  acampamento durante os dias de realização do mesmo e algumas surpresas.

Para inscrições ou questões sobre a actividade, poderá contactar-nos através do n.º 934877160 ou pelo email: zezeretrek@zezeretrek.com.

Nota: Actividade limitada a 12 inscrições.

Mai
4
Sáb
Salvaterra do Extremo e o Tejo Internacional @ Parque natural do Tejo Internacional
Mai 4@10:00_16:00
Salvaterra do Extremo e o Tejo Internacional @ Parque natural do Tejo Internacional

O Parque Natural do Tejo Internacional tem à parte do seu estatuto de conservação, um conjunto de valores e riquezas que vale a pena conhecer. A sua riqueza natural concentra-se principalmente na Raia, onde acresce ainda a carga histórica e tradicional com séculos de existência. Este património natural, histórico e até geológico, tem em pequenos núcleos da área protegida, particular concentração desta riqueza, sendo que Salvaterra do Extremo é destes casos.
Situada no extremo oriental do concelho de Idanha-a-Nova, a pequena aldeia raiana, não só guarda uma rica história e um interessante património construído, como nos seus arredores reserva um grande mostruário natural e um enorme espólio geológico.
A nossa actividade propõe um conhecimento deste território, que vai para além dos montados de sobreiro e de azinho, dos olivais, da silvo-pastorícia e do granito que reflectem a dureza da região.
A actividade proposta trata-se de um percurso interpretativo com início e término na localidade, concentrado em grande parte na observação dos ecossistemas semi-naturais dos montados existentes, com particular destaque para a flora e a avifauna que caracteriza a região, em que as colónias de grifos e abutres, são apenas um exemplo.
No que toca à geologia, haverá também um foco direccionado para este tema, em que o processo de formação do canhão do Rio Erges e dos canchais será alvo de uma abordagem, relacionando estes fenómenos geológicos com o meio envolvente.
O percurso tem uma extensão de 10 km, com um nível de dificuldade baixo/médio, tendo uma duração prevista de 3,5 horas.
No final do passeio, de volta a Salvaterra do Extremo, será servido um almoço com produtos regionais, num ambiente muito especial e acolhedor.
Para completar o dia, a seguir ao almoço, será feita uma visita pela localidade para apreciar o seu interessante património histórico.

Programa:

10H00 – Início do passeio. Concentração no largo da Igreja Matriz de Salvaterra do Extremo (GPS: Latitude: 39°53’0.67″N; Longitude: 6°54’52.41″W);
13H30 – Almoço.

A actividade inclui acompanhamento com Guia, almoço, seguro e algumas surpresas.

 

Mai
5
Dom
Pelo Património Mineiro do Tejo Internacional
Mai 5@9:30_16:00
Pelo Património Mineiro do Tejo Internacional

Sendo o Parque Natural do Tejo Internacional um dos nossos locais de eleição, a ZêzereTrek pretende levá-lo novamente a este território extraordinário, mas desta vez para usufruir de uma nova experiência. O nosso destino é a localidade de Segura.
Conhecida pela sua história associada à exploração mineira e por ter sido um antigo posto fronteiriço (Espanha é já mesmo ali ao lado) a nossa viagem leva-nos a conhecer toda a riqueza florística deste território, bem como os notáveis fenómenos geológicos que caracterizam esta particular região do PNTI.
Mas ainda temos mais para lhe oferecer: uma experiência sensorial que o conduzirá pelos cheiros e texturas das plantas que lhe despertará todos os sentidos. Para completar o dia será também servido um excelente almoço num local muito especial.

Programa:
9H30 – Início da Actividade. Ponto de Encontro: Centro de Interpretação da Biodiversidade de Segura (Coordenadas GPS: Latitude 39°49’17.78″N; Longitude 6°58’58.05″W);
13H00 – Almoço;
14h30 – Visita a destilaria de Óleos Essenciais;
15h00 – Experiência Sensorial;
16h00 – Final da Actividade.

O valor da actividade  inclui acompanhamento com Guia especializado, seguros, lanche a meio do percurso, almoço, vista a destilaria e experiência sensorial.

Mai
25
Sáb
Passeio pedestre e travessia fluvial em Dornes @ Dornes, Ferreira do Zêzere
Mai 25@9:30_15:30
Passeio pedestre e travessia fluvial em Dornes @ Dornes, Ferreira do Zêzere

No dia 25 de Maio, propomos um percurso pedestre pelo antigo trilho conhecido como “Dornes Verde”, que deu origem ao actual PR1 – A Vigia do Zêzere, na emblemática Vila de Dornes, no Concelho de Ferreira do Zêzere.
Com início na localidade de Dornes atrás mencionada, o passeio tem diversos atrativos, entre os quais se destacam as diferentes paisagens que se vão poder vislumbrar, assim como curiosidades botânicas locais.
O percurso da manhã terminará com um almoço servido num dos mais conhecidos restaurantes locais, na localidade de Vale Serrão.

Após o almoço, os participantes terão a oportunidade de apreciar a visão desta paisagem desde a barragem de Castelo de Bode, no barco que os levará especialmente de Vale Serrão até Dornes.

Programa:

9H30 – Início do passeio. Concentração junto à Igreja de Nossa Senhora do Pranto (GPS: Latitude: 39°46’17.95″N; Longitude: 8°16’9.78″W);

13H00 – Almoço;

14H30 – Passeio de Barco

15H30 – Final da actividade


A actividade inclui acompanhamento com Guia, almoço, passeio de barco e seguros.